Sobre

O JP Turismo surgiu no jornalismo maranhense em 23 de março de 1995 com o propósito de divulgar cada vez mais o turismo existente no Estado e a cultura diversificada e peculiar do Maranhão. Uma história de talentos, força rítmica, belezas naturais, histórias, lendas, gastronomia, artesanato, arquitetura, raízes e tradições seculares a serem divulgadas para conhecimento do brasileiro. O JP Turismo chegou como um veículo de interação popular, um espaço onde o leitor pode expor aquilo que lhe é pertinente, sem ser bloqueado por tendências partidárias ou linhas editoriais criadas para confundir o verdadeiro sentido do jornalismo.

“São José de Ribamar – Santo de casa pode fazer milagres” com esta manchete de capa o JP Turismo lançou sua primeira edição no mercado jornalístico maranhense. A edição oferecia todos os atrativos turísticos da cidade balneária de São José de Ribamar aos visitantes. Em destaque as ricas potencialidades de sua culinária, belezas naturais, praias e arredores, além das festividades tradicionais, como Festival do Peixe Pedra e Festejo do Santo Padroeiro local. Batizada de Aldeia dos Índios Gamelas, São José dos Índios, São José do Lugar e, posteriormente, São José de Ribamar. Uma edição que colocou o JP Turismo como veículo de frente na divulgação das potencialidades do Estado.

A partir daí milhares de edições com os mais diversos projetos gráficos já abriram as páginas deste suplemento de grande importância para o jornalismo maranhense. O JP Turismo atingiu a maioridade com uma equipe preocupada em levar ao seu público o que de melhor existe no turismo, cultura e entretenimento, não deixando de opinar nas questões políticas que sufocam o país na atualidade e que sempre foram discutidas nas páginas deste Suplemento, cada vez mais presente como leitura fiel dos nossos fieis leitores.

Procuramos sempre está atualizado com o que acontece de mais importante nos setores que comungam para o crescimento do turismo, abordando temas atuais que convergem de políticas adotadas para o setor, assim como textos atemporais que despertam o interesse daqueles que buscam destinos turísticos em um suplemento repleto de variedades que compõe um conjunto de entretenimentos como: artesanato, gastronomia, cultura, meio ambiente, história, vida noturna, folclore e tantas outras.

Com o advindo tecnológico, uma gama de serviços nos possibilitam leva informações em uma larga escala aos nossos leitores através de ferramentas online. A tecnologia chegou para nos colocar em contato com o mundo em tempo real, numa velocidade virtual estupenda e com um texto jornalístico mais apropriado a essa realidade.

Somos um veículo especializado em um jornalismo direcionado para o turismo, procuramos adotar medidas de abordagem dos fatos, de acordo com a necessidade que o nosso leitor tem de buscar ser informado dos serviços que possibilitem a compra de um produto satisfatório. O JP Turismo leva uma informação ao leitor comprometida com a lealdade de um conjunto de bens e valores necessários para uma viagem a trabalho, lazer, ou seja, em qualquer motivo ou necessidade, dai uma abordagem profunda do destino e suas peculiaridades, assim como suas ofertas.

Além de pautarmos nossas próprias matérias, desenvolvemos visitas técnicas a destinos, acompanhamento de noticiários com troca de informações, utilizando ferramentas como: Facebook, Instagran, watsap e youtube.

Buscamos está dentro de todo o contexto que motiva o crescimento do setor no Estado, participando de entrevistas, reuniões de entidades, associações, secretarias governamentais das esferas estaduais e municipais, assim como instituições que compõe essa diversidade da cadeia produtiva do turismo.

Adentramos também no campo privado atuando como divulgador de noticias das redes hoteleiras, bares, restaurantes, e toda indústria turística.

Temos uma total liberdade de abordagem dos assuntos pertinentes ao setor dentro da nossa linha de investigação da notícia, seja ela em sua forma de difusão, ou seja, ela na denúncia dos fatos.

O JP Turismo procura seguir uma linha editorial tradicional, uma tendência jornalística natural, onde a informação é levada ao seu leitor de forma espontânea, a verdade nua e crua do fato, cabendo ao leitor a sua analise do que esta sendo noticiado sobre as partes envolvidas. Ao veículo cabe a opinião em artigos e no seu editorial, como forma de dar um parecer pessoal acerca de assuntos que fazem parte da realidade social de uma região ou contexto inserido.

O JP Turismo possui uma estrutura com jornalistas que se desdobram entre matérias, colunas, artigos e opiniões, todos respeitados no contexto cultural e turístico local. Primamos pelo trabalho textual profundo e notícias impactantes – que são a marca do jornalismo -, trabalhamos com uma diagramação leve onde fotografia ganha espaço e notoriedade, fato que estimula aquilo a que nos propomos. O JP Turismo desenvolve um trabalho que também nos proporciona uma grande participação de colaboradores, pois a nossa linha de divulgação das belezas que o Maranhão tem a oferecer, nos aproxima cada vez mais do povo maranhense, fazendo com que conquistemos soldados aguerridos na divulgação de todo esse potencial inimaginável.

O JP Turismo nesses 24 anos dedicados ao turismo fez crescer o interesse pela cultura local de forma significante, pudemos observar com toda clareza, intrinsecamente positiva, a emoção, o resgate da autoestima do povo maranhense. Contribuímos na valorização conjunta das manifestações culturais locais, na valorização dos governos para com as nossas festividades, folclore, tradições e raízes.

Vimos surgir nas faculdades cursos no campo da hotelaria, turismo, música – nessas o interesse maciço dos nossos jovens -, para com a arte e o ritmo que permeiam a nossa gente e adentra a corrente sanguínea de nosso povo.

O JP Turismo tem um papel importante e relevante nessa construção. Fomos objeto de pesquisa de muitos estudantes dos cursos de jornalismo, publicidade, turismo, hotelaria, história e música de renomadas universidades como: Ufma, Uema, São Luís, Ceuma, Estácio, assim como de escolas e cursos profissionalizantes. Sempre estivemos a disposição de todos, abrindo espaços para estágios, entrevistas, pesquisas e conhecimento. Primamos pela entrega total para com aqueles que nos buscam como fonte de conhecimento para suas futuras inspirações, não medimos esforços na troca de ideias e na gestão conjunta.

Temos então um trabalho maduro, responsável e profissional relevante e que fomenta sempre o futuro e as novas gerações, baseado no passado e na força da história para o turismo brasileiro, e em especial para o Maranhão.