FestivalNotícias

FESTIVAL ATRAI TURISTAS PARA A CHAPADA DAS MESAS

O FESTIVAL DE FÉRIAS BALSAS, QUE MARCA O INÍCIO DA TEMPORADA DE VERANEIO NA CIDADE. A INICIATIVA ACONTECEU NOS DIAS 23 A 25 DE JULHO
27visualizações

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

FESTIVAL DE FÉRIAS BALSAS ATRAI TURISTAS PARA A CHAPADA DAS MESAS

A região vem contando com o apoio de instituições como o Sebrae para desenvolver e divulgar seu potencial turístico

O FESTIVAL DE FÉRIAS BALSAS, QUE MARCA O INÍCIO DA TEMPORADA DE VERANEIO NA CIDADE. A INICIATIVA ACONTECEU NOS DIAS 23 A 25 DE JULHO

A cidade de Balsas, localizada no sul do estado, esteve mais agitada que o comum nos últimos dias. Isso porque o Festival de Férias Balsas atraiu muitas pessoas ao município em busca de opções de entretenimento na temporada de verão que inicia, anualmente, no mês de julho.

UMA DAS ATRAÇÕES DO FESTIVAL DE FÉRIAS BALSAS FOI A EXPOSIÇÃO DE CACHAÇAS ARTESANAIS MARANHENSES NO FESTIVAL

O evento, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae Maranhão, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial de Balsas, aconteceu no período de 23 a 25 de julho, com a proposta de disponibilizar, num único local, vários serviços de lazer gratuito e entretenimento para a população balsense e para os turistas que visitam a cidade nesse período de veraneio. O festival proporcionou, também, oportunidades de negócios para os empreendedores do município.

Cumprindo sua missão de apoiar iniciativas que estimulem o crescimento dos pequenos negócios, o Sebrae esteve presente no Festival de Férias Balsas, ofertando atendimento aos empreendedores. A instituição também disponibilizou stand para exposição de cachaças e cervejas artesanais produzidas por empresários atendidos pelo Programa Comércio Brasil e destinou, ainda, espaço para divulgação do Polo Turístico Chapada das Mesas, a fim de promover o turismo da região.

“É muito importante para o mercado local um evento como esse. Nós, empresários, que estamos em busca constante por oportunidades, aprovamos essa iniciativa que nos permitiu ter acesso ao nosso público-alvo e comercializar, de forma segura e organizada, nossos produtos”, destacou Valdemar Cabral, produtor da cachaça Jacobina, em Balsas.

O SEBRAE DISPONIBILIZOU UM ESPAÇO PARA A DIVULGAÇÃO DO POLO TURÍSTICO CHAPADA DAS MESAS DURANTE OS TRÊS DIAS DO FESTIVAL DE FÉRIAS BALSAS

As atrações do festival incluíram opções gastronômicas, com participação de dez empresas do “Festival Food Truck na Estrada”; feira de artesanato; exposição e venda de produtos, equipamentos e acessórios para moto, bike, naútica, camping e pesca; stand Moda Verão, onde estabelecimentos locais dos segmentos de vestuário, calçados, perfumaria e acessórios comercializaram seus produtos; além de shows musicais.

Incentivo ao Turismo

Balsas é um dos 12 municípios que compõem o Polo Turístico Chapada das Mesas. A prefeitura da cidade e o Fórum da Instância de Governança do Polo Chapada das Mesas, com o apoio do Sebrae e de empresários, têm realizado ações para promover Balsas como o município do polo com maior capacidade e estrutura para receber turistas.

No início de julho, um grupo de empresários, em parceria com uma emissora de TV e com o Sebrae, realizou uma expedição de roteiro turístico alternativo, que contemplou as cidades de Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Riachão, Carolina e Nova Colinas. O objetivo era mostrar que a região, além de muito rica na produção de grãos, oferece roteiros variados, capazes de conquistar os mais diferentes públicos. Ações como essa de valorização e divulgação tem contribuído para o crescimento do turismo no Polo Chapada das Mesas e atraído novos investimentos.

O EMPRESÁRIO THASSIO COSTA, PARTICIPOU DA EXPEDIÇÃO TURÍSTICA NA CHAPADA DAS MESAS. PARA ELE A EXPERIÊNCIA PROPORCIONOU UM OLHA DIFERENTE DA REGIÃO E SEU POTENCIAL TURÍSTICO

O empresário Thassio Costa pretende investir em serviços turísticos na região, tendo a cidade de Balsas como ponto inicial para a logística de serviço. Costa participou da expedição turística e destacou o impacto que os atrativos da região lhe causaram: “Eu sou esportista, exploro muito a cidade de Balsas e já conhecia alguns pontos turísticos da região, mas, confesso que essa experiência foi incrível e me proporcionou um olhar totalmente diferente. A Chapada das Mesas é um lugar incrível, onde é possível se divertir, descansar e fazer negócio”, disse Costa.

Para a gestora de projetos do Sebrae, Sandra Barcelos, a cidade de Balsas, assim como as demais do Polo Turístico Chapada das Mesas, está despertando para o empreendedorismo turístico. “Ações como festivais, expedições e parcerias com veículos de comunicação contribuem muito com a atividade do turismo local. Balsas tem estrutura e tem melhorado cada vez mais seus serviços ao público visitante. O Sebrae é um grande incentivador do turismo da região e parceiro dos empreendedores do trade, fornecendo consultorias, capacitando e orientando”, destacou.

Texto e Fotos: Umc Sebrae

Deixa uma resposta