ArtesanatoNotícias

AÇÃO CONJUNTA

43visualizações

AÇÃO CONJUNTA: SEBRAE E GOVERNO ESTADUAL TERÃO ESTANDE PARA PROMOVER ARTESANATO NA FEINCARTES

O evento acontecerá no Multicenter Sebrae, de 9 e 27 de julho e 15 comunidades locais produtoras de artesanato estarão presentes

O SEBRAE JÁ TRABALHA O ARTESANATO COMO NICHO DE MERCADO HÁ ANOS. EM 2016, LANÇOU UM CATÁLOGO DE PRODUTOS ARTESANAIS MARANHENSES

O Sebrae e o Governo do Maranhão levarão representantes de 15 comunidades locais produtoras de artesanato para participar da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes). O objetivo é apoiar a comercialização da produção artesanal como forma de divulgar a produção artesanal do Maranhão tanto para quem vive no estado quanto para os turistas que irão participar do evento, que acontece de 19 a 27 de julho.

PRODUTOS ARTESANAIS  DE 13 MUNICÍPIOS MARANHENSES  SERÃO APRESENTADOS NA FEINCARTES  

As comunidades irão participar da iniciativa são atendidas pelo Programa Artesanato do Maranhão, desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão, com ações executadas pelo Sebrae, e são oriundas de 13 municípios: Alcântara, Barreirinhas, Brejo, Barra do Corda, Carolina, Imperatriz, Jenipapo dos Vieiras, Paulino Neves,  Rosário, São João dos Patos, São Luís, Timon e Tutóia. 

Seguindo o coordenador estadual de turismo do Sebrae, Luis Walter Muniz, o artesanato é um dos nichos de pequenos negócios que o Sebrae sempre trabalhou no estado. “Atuamos com foco no fortalecimento e fomento do artesanato maranhense de forma integrada ao turismo, visando à melhoria das condições na qualidade de vidas de dos artesãos, preservando os aspectos culturais e ambientais de cada território além de proporcionar a melhoria no design e no processo fabril”, comentou Muniz, que destacou que os produtos de artesanato maranhense que serão comercializados durante a Feincartes são de variadas técnicas.

O estande que está sendo montando pela parceria entre Sebrae e governo estadual, tem 117 metros quadrados. O Sebrae ainda terá um segundo estande destinado a divulgação dos pequenos negócios atendidos pela instituição que fazem parte do Projeto de Economia Criativa. Ao todo serão apresentados cinco segmentos de negócios atendidos pelo projeto: Quadrinhos, artes visuais, costura criativa, caixas de som ecossustentáveis e camisetas com temáticas maranhenses.

Essa é a primeira vez que a capital maranhense recebe a Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que acontecerá de entre os dias 19 e 28 de julho, sempre das 15h às 22h, no Multicenter Sebrae, no Altos do Calhau.

Durante os dez dias em que a Feira abrirá as portas na capital maranhense, o público vai poder interagir com os próprios artesãos responsáveis pela produção dos mais variados itens expostos nos stands, no Multicenter Sebrae, espaço escolhido para a realização da mostra.

“A nossa Feira é grandiosa em todos os aspectos, tanto no valor das peças e dos produtos apresentados pelos expositores quanto nas dimensões físicas. Para garantir conforto, segurança e acessibilidade, buscamos um lugar que, além de comportar a nossa estrutura, também oferecesse vantagens como a proximidade – já que o Multicenter Sebrae fica em uma localização bem central – e um estacionamento amplo”, enfatiza Maria Mathias, Diretora da Feincartes.

Várias regiões do planeta, incluindo os costumes dos povos que nela habitam, serão devidamente representadas na FEINCARTES. Na edição de São Luís, países dos continentes latino-americano, africano, asiático, europeu e do Oriente Médio marcarão presença.

O passeio internacional pode começar pela própria América do Sul, com o artesanato brasileiro. Haverá expositores dos estados do Pará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e, claro, do Maranhão. “Cada estado apresentará aquilo que há de mais simbólico na identidade cultural. O Governo do Espírito Santo, por exemplo, trará um stand com as inconfundíveis panelas de barro capixabas. Já Minas Gerais é um lugar reconhecido pelas peças de decoração cheias de arrojo e design”, explicou Maria Mathias.

PAÍSES

Além de conhecer bem o que é produzido no próprio país, os visitantes da FEINCARTES poderão desbravar outros horizontes, ao conhecerem de perto artesãos de outros onze países: África do Sul, Chile, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Peru, Portugal, Rússia, Senegal e Turquia.

Da Turquia, destaque para as típicas luminárias coloridas, tapetes, objetos utilitários em cerâmica pintada à mão e, claro, toda a alegria do povo turco, reconhecido também pelo que é produzido na região da Capadócia, como toalhas bordadas, taças e compôs, em exposição no Gran Bazar.

Outra parada obrigatória é no stand do internacionalmente renomado designer senegalês de joias, Cheikh Ahmed Tidiane Sene, que representa a cultura do Senegal em peças de design único, utilizando pérolas barrocas, esmeraldas, turmalinas, rubis, coral e lápis lazúli. O mais interessante é que o artista produz as peças enquanto as expõe, dando ao público o deleite de vê-lo criar, ao vivo, seguindo a inspiração do momento, as mais variadas e belas joias.

Do continente latino-americano, as peças mais diferentes são as produzidas no Peru, como as roupas típicas em lã de alpaca e lhama, além de cachecóis. Além disso, também tem espaço para os reconhecidos espelhos decorativos, para as cerâmicas que representam o dia a dia dos camponeses peruanos, presépios típicos, mochilas e acessórios.

A viagem à Índia começa pelos acessórios, colchas e móveis produzidos artesanalmente em madeira teca. Já o passeio pela África do Sul permite um contato próximo com uma diversidade de tecidos e roupas coloridas, além das máscaras exóticas e acessórios característicos do continente africano.

A jornada ganha ainda mais encanto com o toque de mistério e magia que vêm diretamente da Indonésia, em esculturas de animais e de divindades, máscaras tribais, réplicas de Buda, cestaria de rattan, entre outros, usados como peças de decoração, feitas por artesãos que contam um pouco da história desse lugar tão distante e tão curioso.

INOVAÇÃO

Como de costume em outros lugares, a edição da FEINCARTES de São Luís também trará uma inovação bem interessante, em especial, a quem já trabalha ou a quem quer começar a trabalhar com artesanato. Diariamente, serão realizados cursos e oficinas de forma gratuita.

A programação, que deverá ser publicada na semana do evento, já tem confirmação para as oficinas dos famosos bordados de Ouro Preto (MG) e da chamada renda renascença, de Pernambuco.

“Nós acreditamos que é preciso deixar um legado em cada canto que a FEINCARTES visita. Em São Luís, vamos contribuir com a valorização do que é produzido aqui e, também, ensinar algo novo aos maranhenses que quiserem aprender sobre outras culturas e, assim, capacitarem-se para novas possibilidades no mercado de trabalho”, conclui Maria Mathias, diretora da Feira.

A Feira Internacional de Artesanato e Decoração é realizada pela renomada empresa capixaba Mathias Produções e Eventos, especializada no segmento há mais de 20 anos. Em todo esse tempo, já foram mais de cem edições da FEINCARTES por todo o Brasil.

Texto: Ernesto Batista

Fotos: UMC Sebrae

Deixa uma resposta