DestinosNotícias

PIRATUBA – O PARAÍSO DAS ÁGUAS TERMAIS

nas piscinas cobertas festivais de danças e coreografias em grupos
13visualizações

UMA ESTÂNCIA HIDROMINERAL QUE REÚNE LAZER, BEM ESTAR E SOFISTICAÇÃO

CIDADE NO OESTE DE SANTA CATARINA DESPONTA PARA O TURISMO E PROPICIA BEM ESTAR AOS SEUS VISITANTES

Pense num clima agradabilíssimo, uma pequena cidade no Sul de Santa Catarina, com piscinas termais de diversos tamanhos e formas, sejam olímpicas, semiolímpicas, infantis com playground, hidromassagens e tantos outros formatos que atendem todos os parâmetros de tempo, necessidade e suas variáveis, em benefícios à saúde e seu bem estar, além de gostos e idades.

PISCINAS AO AR LIVRE ATRAEM UM GRANDE FLUXO DE VISITANTES A CIDADE
NAS PISCINAS COBERTAS FESTIVAIS DE DANÇAS E COREOGRAFIAS EM GRUPOS

Um lugar de pousadas e hotéis que variam de acordo com suas possibilidades e preferências, mas que mantêm um patamar de qualidade nos serviços e sofisticação, com clima e aura das mais bem preservadas e bem cuidadas cidades europeias – pela sua organização e charme –, com uma população aproximada de 4.900 habitantes, que ainda preservam suas tradições, histórias e peculiaridades, a de ser um destino romântico e de apelo sentimental com valores imensuráveis.

Esta é a Estância Hidromineral de Piratuba, há 130km de Chapecó, no Oeste catarinense, uma cidade que tem atraído cada vez mais turistas em busca de lazer, satisfação e águas termais terapêuticas que podem ser desfrutadas em momentos de pura descontração, juntamente com familiares e amigos, na busca de uma convivência salutar e intenso relaxamento nas suas mornas águas. Uma cidade que respira turismo nos quatros cantos.

O TURISMO PRESENTE EM TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO

Turismo na cidade – Ônibus especiais colorem as ruas, cheios de turistas que visitam o lugar em busca de diversão nos mais distintos espaços de lazer da região, todos vindos dos mais diversos rincões espalhados no país e no mundo, visitantes esses quetrazemna bagagem expectativas de um roteiro recheado de atrativos que possam proporcionar alegria, familiarização, amizade, momentos de interação, prazer, águas saudáveis, e muitas outras sensações que são garantidas, em Piratuba, nos 365 dias do ano.

Para Armênia Lindes vinda de São Paulo, Piratuba é um lugar de tradições únicas. Não há como deixar de vivenciar suas tradições, sem participar dessas festividades em sua mais profunda cultura. “Sempre que vivencio, me caracterizo mesmo nas indumentárias das festas mais tradicionais, e também nas inovações que as festas anuais do Roupão nos proporcionam no Parque Termal da cidade”, ressaltou Armênia.

A história – A história de Piratuba teve início em 1910, durante a construção da Estrada de Ferro São Paulo/Rio Grande do Sul. A empresa Brasil Railway, responsável pela obra, instalou um acampamento para seus operários nas margens do Rio do Peixe, que nasce no município de Calmom, Santa Catarina, tendo sua foz, no Rio Uruguai, no município de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. Em 18 de fevereiro de 1949, surgia o município de Piratuba que naquela data foi emancipado.

A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO – RIO GRANDE DO SUL

Em 1975, a Companhia Hidromineral foi criada, sendo instalado, o Parque Termal da cidade, onde Piratuba então entraria de vez na rota dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Hoje, o município é consolidado no turismo e recebe mais de 450 mil turistas por ano. Um destino preparado para o turismo que é a base econômica do município, principalmente um turismo para a convivência harmoniosa em família, com uma rede hoteleira de qualidade e sofisticação, além de infraestruturas termais que atingem até 38º C. Uma referência nacional e internacional que teve um impulso depois da descoberta de um lençol de águas benéficas e saudáveis nas décadas de 60 e 70, localizadas há mais de 674 metros de profundidade, e que hoje encantam atraindo também vizinhos do Mercosul e da Europa, pela sua excelente estrutura, segurança, artesanato, história e gastronomia.

NOS PARQUES TERMAIS, ASSIM COMO NAS RUAS DA CIDADE OS ROUPÕES FAZEM PARTE DA PAISAGEM

Uma cidade à vontade – Piratuba nos proporciona uma viagem encantadora que referencia o Brasil como um país das mais emocionantes descobertas. A cada nova caminhada pelas ruas da cidade, novos hábitos e peculiaridades vamos descobrindo, entre elas a de “Cidade do Roupão”. É comum cruzar as ruas com visitantes e moradores adentrando às lojas nesses trajes. Por baixo das peças apenas biquines, sungas e corpos daqueles que buscam usufruir nas águas termais momentos de relaxamento muito bem à vontade. Nos dois bolsos da frente apenas um celular para documentar em imagens as belezas do lugar e no outro um porta cartões para as necessidades financeiras básicas, uma prática constante nas caminhadas de pessoas pelas calçadas da cidade, e no observar das vitrines que oferecem inúmeras lembranças em peças de rara beleza entre sapatos, casacos, roupas de cama e mesa, conjuntos de lã; assim como artesanatos da região que retratam a história e os atrativos da região.

A forma peculiar nas mais diversas, variadas e coloridas peças de roupão também podem ser apreciadas nas prateleiras e vitrines espalhadas na principal avenida cheia de lojinhas e mini shoppings que ladeiam toda sua extensão, principalmente à noite com suas fachadas iluminadas, dando um charme especial ao lugar, sempre na direção das famosas águas termais.

As peças em roupão também podem ser alugadas nos hotéis e pousadas a preços simbólicos, como forma de facilitar o acesso aos parques e estruturas de lazer existentes. Tudo isso para que os visitantes possam usufruir das piscinas ao ar livre, tobogãs, escorregadores, chuveiros, duchas, camping, playground e quadras esportivas, assim também como dos espaços espalhados em outros hotéis, restaurantes e lanchonetes, lhes proporcionando descortinar paisagens exuberantespara serem contempladas em benéficas caminhadas, evitando assim excessos, e propiciando momentos descontraídos e viventes, em toda essa atmosfera de lazer e desfrute de seus atrativos.

THERMAS PIRATUBA PARK HOTEL – SOFISTICAÇÃO, EXCELÊNCIA E INTEGRAÇÃO COM A NATUREZA

Com toda a espontaneidade e naturalidade do uso dos “roupões”, nas ruas da cidade, e aproveitando a onda dos visitantes que adoram andar assim trajados, a direção do Thermas Piratuba, principal clube de piscinas termais do lugar criou a “Festa do Roupão”, que é realizada no mês de agosto e já virou tradição.

Durante três dias de muita diversão, música, desfiles, artesanatos, oficinas e concursos de reis e rainhas – onde hotéis da cidade indicam seus candidatos –, fazem parte de uma programação especial. O projeto tem como objetivo fazer os visitantes e a população desfrutar de mais entretenimento e cultura, com as mais diversas formas de arte. Uma exposição conta a história de como surgiu essa peculiaridade, onde também pessoas usam a criatividade para enriquecimento da tradição com a customização de roupões, artesanatos trabalhados das peças, e tantas outras novidades que incrementam a área interna do balneário.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PIRATUBA

O Trem Thermas – Um passeio na Maria Fumaça datada de 1920 é um dos pontos altos de quem visita o município. Numa locomotiva a vapor, turistas partem da Estação Ferroviária de Piratuba/SC para a Estação Ferroviária de Marcelino Ramos/RS. Antes da saída é possível ainda umas fotos em um pequeno museu que contém peças da época muito bem preservadas.

25 km separam as duas cidades. O passeio tem duração de 1h30 até o município de Marcelino Ramos/RS, sendo seu mais belo cartão postal a travessia de 455 metros de extensão da centenária Ponte Metálica que cruza o Rio Uruguai.

O TREM DAS TERMAS – UM PASSEIO POR LINDAS PAISAGENS SOB RAIOS DE SOL DE UM ENTARDECER

As paisagens no trajeto mesclam áreas de matas fechadas, com áreas abertas em meio a propriedades rurais no cultivo de laranjas. Enquanto a viagem prossegue, o serviço de bordo satisfaz os viajantes com guloseimas da região e bebidas que vão de água a refrigerante e até uma cervejinha bastante gelada. A musicalidade da região é cantada de vagão em vagão tornando o passeio cada vez mais agradável e prazeroso.

No lado gaúcho, três passeios são oferecidos: Um city tour às Thermas de Marcelino Ramos, um City tour ao Santuário de Nossa Senhora do Salete – pois a cidade é conhecida também pelo turismo religioso –, e um passeio pelo centro da cidade que fica próximo a estação e que pode ser alcançado através de uma escadaria. Se o visitante resolver pernoitar, hotéis e pousadas com serviços de excelência são oferecidos em Marcelino Ramos. “Não tem como descrever o valor histórico e emotivo vivenciado nesse passeio de trem entre estes dois estados, tudo isso cercado de amigos, as margens de rios e paisagens rurais que nos possibilitam essa contemplação”, comentou o gaúcho Jean Leles.

Festividades e tradições – Entre as festividades do calendário que movimenta o turismo em diversas épocas do ano em Piratuba, a festa da colheita, o Kerb, é uma das mais tradicionais. O evento da cultura alemã, organizado pela Comunidade Evangélica, em parceria com a Prefeitura e Associação de Hotéis do município, é sempre realizada na segunda semana de janeiro, tudo com uma programação de bailes de salão, e ao ar livre, escolha da Rainha e Princesas, desfiles de carros alegóricos, retretas musicais e brincadeiras alusivas as tradições alemãs.

EM PIRATUBA, O CALENDÁRIO BRASILEIRO DE FESTIVIDADES SE MISTURAM AS TRADICIONAIS COMEMORAÇÕES TÍPICAS DA REGIÃO

Para ocasião todo o comércio se ornamenta nos trajes que remetem a herança cultural dos imigrantes do país europeu, onde a comida típica, a diversão e o chopp fazem parte da tradição.

As festas não param por aí!!! Piratuba ainda mantém vivas festividades intensas que atravessam o ano, entre elas, o Natal e Revéillon em Piratuba, a Corrida dos Garçons, o Festival de Dança da Terceira Idade, o Encontro de Veículos Antigos, o Canta Piratuba, o Festival de Verão, a Festa Cabocla, o Aniversário do Município, a Festa do Agricultor e o Festival de Inverno Termal de Piratuba com cinco eventos centrais: o Caipiratuba, com shows nacionais, apresentações típicas regionais, fogueira, concurso de quadrilhas e praça de alimentação coberta, com o melhor da gastronomia. A Festa Cultural, com três dias repletos de apresentações diversas, experiências gastronômicas que promovem as culturas alemã, italiana e cabocla. O Festival Interestadual da Canção, especialmente para a descoberta de talentoscontemplando as categorias: infanto-juvenil e adulto, com prêmios em dinheiro e o Férias Kids com shows infantis, recreação, brincadeiras, vídeo games e tudo mais para a criançada.

Um paraíso localizado no Oeste de Santa Catarina, Piratuba, uma cidade a ser descoberta entre os fantásticos e maravilhosos destinos brasileiros espalhados nas mais diversas regiões do país.

Texto: Gutemberg Bogéa

Fotos: Gutemberg Bogéa e Divulgação

Deixa uma resposta